Sábado - 6 de agosto - é dia e noite de MOUVA Intercultural na Palhaça

Sábado - 6 de agosto - é dia e noite de MOUVA Intercultural na Palhaça

“A Palhaça no Mundo, o Mundo na Palhaça” é o mote do MOUVA deste sábado, dia 6 de agosto. A diversidade cultural da vila e do concelho serão celebrados na Praça de São Pedro, com uma pequena mostra gastronómica, um concerto do aveirense Freddy Strings e uma sessão de cinema ao ar livre.

A edição de agosto do MOUVA | Mercado de Objetos Usados, Víveres e Artesanato vai ter (literalmente) um sabor especial. Acontece num sábado, estende-se até às 23 horas e pretende estimular o intercâmbio de diferentes gerações de locais e de migrantes de várias origens e destinos, com o mercado, a gastronomia, a música e o cinema como desbloqueadores de conversa e pontos de contacto universal.

“Vamos celebrar as nossas diferenças e semelhanças na Praça!”, eis o repto lançado pelos Amigos do MOUVA, um grupo informal de voluntários da Palhaça, Bustos e Nariz que organizam este evento desde abril, a cada primeiro domingo de cada mês. Na preparação desta edição especial têm contado com o apoio de cidadãos de origem venezuelana, paquistanesa, iraquiana e ucraniana para traduzir algum material informativo e promocional do português para os seus idiomas.

Um MOUVA igual e diferente Afinal, o que aproxima esta edição das anteriores de 2022? As bancas de peças de artesanato, de objetos em segunda mão e de produtos agrícolas, o estilo descontraído dos vendedores e a gratuitidade da inscrição. E o que vai ser diferente? O dia da semana e o horário do certame, além da venda de comes e bebes de vários cantos do mundo, a presença de migrantes do concelho e o apoio de bar dos cafés circundantes que aderiram à causa. Um convívio em torno da comida às 20h

Quanto à programação, o destaque vai para uma viagem de sabores e fragrâncias que se espera enriquecedora e diversa, uma espécie de “tapas do mundo” (gratuita) marcada para as 20 horas no passeio em direção ao Rio Caribe.

A organização prefere chamar-lhe “partilha intercultural simbólica” em torno de uma mesa recheada de iguarias e bebidas. Há, para já, confirmadas representações de Portugal (bolinhos de bacalhau e broa), Ucrânia (um caldo borsch), Paquistão (a bebida rooh afza), Venezuela (chicha e empanadas) e China (arroz xau xau).

Os Amigos do MOUVA desafiam ainda pessoas de outras paragens a trazerem a esta mesa um doce, um salgado ou uma bebida tradicional para partilharem com os presentes e para tornarem este momento num ponto alto desta edição. Após o jantar, o núcleo da paróquia da Palhaça da organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 vai falar na rubrica “Conversas soltas” sobre as condições de acolhimento voluntário de crentes estrangeiros no próximo ano na Palhaça e arredores e sobre experiências de participantes palhacenses em edições passadas.

Um jogo, um concerto, uma exposição e cinco curtas-metragens Os primeiros pontos de interesse desta edição, além do mercado, serão a exposição multimédia “Diversidades”, cedida pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro ao MOUVA (patente nas janelas do Coreto das 16h às 23h) e um jogo de roda à volta de provérbios, palavras e tradições comuns a vários países (logo às 17h30).

Segue-se o concerto do cantautor Freddy Strings, de Aveiro, que vem à Praça Intercultural cantar e tocar à guitarra originais (“Leonor” é viciante) e algumas versões de artistas do Brasil, de Portugal, de Cabo Verde e da Jamaica (entre os quais Mayra Andrade, Caetano Veloso e o Seu Jorge).

Mesmo a fechar o dia, pelas 22h, no jardim, arranca uma sessão de cinema ao ar livre do projeto em rede CineClub Bairrada, com "O Imigrante", uma curta-metragem do mestre Charles Chaplin. Seguem-se os mini-documentários “Mãos na Terra, “O Senhor Óscar das Bicicletas” e “O Professor”. A edição especial de agosto do MOUVA fechará com chave de ouro com a curtametragem “Lugares de Outrora – Freguesia da Palhaça”, da autoria da produtora Química Criativa.

 

O que é o MOUVA?

Um evento local mensal de acesso gratuito e democrático que assentará arraiais na Praça de São Pedro entre abril e setembro de 2022 (no primeiro domingo de cada mês);

Um mercado onde se podem vender produtos agrícolas, peças de artesanato, roupa em segunda mão, velharias ou bugigangas, conforme previsto no regulamento;

Um espaço de promoção dos pequenos produtores e da economia circular, de divulgação de artistas, cientistas, contadores e fazedores de história(s) e das associações da região;

Um ponto de encontro de pessoas que de outra forma não se reuniriam num espaço público que é para ser vivido e construído comunitariamente;

Além de um mercado, é um espaço de encontro, cultura, construção de comunidade, bem-estar, aprendizagem e convívio.

Regulamento - pode ser consultado aqui.

Inscrições - aqui

Redes Sociais e Blog: Facebook | facebook.com/palhaca.civica e facebook.com/mouva.palhaca Instagram | instagram.com/mouva.palhaca Blog | mouvapalhaca.blogspot.com

Contactos: Rita Carvalho (secretariado dos Amigos do MOUVA) | 963458201
Catarina Pereira (secretária da Junta de Freguesia da Palhaça) | 918153609
Tiago Carvalho (responsável pela Comunicação do MOUVA) | 969088568




Sábado - 6 de agosto - é dia e noite de MOUVA Intercultural na Palhaça