Gastronomia

Conhecer a gastronomia de uma terra é conhecer parte fundamental da essência de um povo. O "Leitão à Bairrada" e o "Vinho da Bairrada" são os verdadeiros "ex-libris" desta região, do seu povo e dos seus costumes. A gastronomia bairradina vai buscar as suas raízes ao dia-a-dia das suas gentes, ao seu labor e ao que a natureza lhes proporciona. É precisamente no trabalho agrícola, árduo e permanente, interrompido unicamente aos domingos e dias santos, que encontramos as origens desta gastronomia regional. 
 
Como pratos típicos desta região temos, para além do leitão à Bairrada, a cabidela e a feijoada de leitão, a deliciosa chanfana, a vitela à Vouga e os rojões à moda da Bairrada. 
 
Esta região tem vindo a tornar-se conhecida como uma região marcadamente vinícola, local de produção de bons vinhos, nomeadamente os espumantes e o vinho da Bairrada. 
 
O vinho, é assim, o "cartão-de-visita" da tradicional hospitalidade bairradina, que ao visitante oferece sempre um copo de vinho servido na adega, ou uma taça de espumante para saborear em momentos mais íntimos, dentro de casa.