Equipamentos / Infraestruturas

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos. Dotar a freguesia dos bens essenciais, para uma melhor qualidade de vida, é um objectivo deste executivo.
Nesta Freguesia existe um cemitério e casa mortuária, cobrindo as necessidades das pessoas da terra. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, já o saneamento tem uma cobertura de 95%, estando o executivo, a médio prazo, empenhado em alcançar os 100%. Relativamente á correspondência, um posto dos CTT tem lugar aqui na Freguesia, funcionado de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da terra. A Freguesia da Palhaça está dotada de dois bancos, todos eles equipados com ATM. A recolha do lixo é efectuada pela SUMA, percorrendo diariamente os lugares da Freguesia, existindo também nos vários lugares da terra ecopontos para a promoção da reciclagem, assim como um oleão. As crianças podem ainda, usufruir de um parque infantil, equipados para as suas brincadeiras. Ao nível dos transportes, a Freguesia é servida diariamente pelas carreiras de transportes públicos da TRANSDEV, pelos transportes de Oliveira do Bairro (TOB) e possui ainda esta Freguesia duas praças de táxis. Dois postos de combustível na Freguesia fazem face às necessidades da população, no que respeita á procura deste bem. 
No lugar sede de Freguesia, realiza-se aos dias 12 e 29 de cada mes uma feira, em recinto próprio, que foi e continua a ser a maior e melhor feira do concelho e será certamente a mais antiga. Ali se pode comprar e vender quase tudo. A esta feira se deve, em grande parte, o desenvolvimento da terra. O grande número de pessoas que ali afluem nos dias 12 e 29 de cada mês enchem de vida e animação todo o lugar, trazem novidades de toda a ordem, e não é apenas comercial e economicamente que o desenvolvimento chega à Palhaça através da feira, mas sim num todo global. A verdade é que esta se tomou das mais conhecidas, talvez pela localização privilegiada da Palhaça, local importante de passagem desde longa data. É na sede Concelho que se encontram os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Bairro, sendo uma mais-valia para quem necessite deste tipo de serviço.
 
Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal. São disso exemplo as várias colectividades da Freguesia, nomeadamente o Grupo Folclórico de São Pedro da Palhaça, o qual representa a caracterização das principais actividades ligadas a um passado no qual a agricultura e a pesca tinham especial relevância no meio. São representados, entre outras personagens, uma lavradeira rica, um marnoto, uma ceifeira, uma tremoceira, uma vindimadora, uma «aguadeira», um homem do lagar e uma peixeira, Associação Cultural, Recreativa e Educativa da Pedreira, a qual tem como objecto promover ou prestar a sua colaboração em actividades sócio-culturais e de solidariedade social aos habitantes do lugar da Pedreira, Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 970, desenvolvendo actividades relacionadas com o escutismo, Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça, Associação esta que tem trabalhado para o futuro, com a construção de uma Zona Desportiva na Palhaça, onde tudo se constrói graças à boa vontade de pessoas, empresas, e instituições. A Associação procura estar atenta aos problemas e necessidades, não só da Freguesia em que se insere, mas também do Concelho a que pertence, promovendo actividades desportivas, culturais e recreativas, equipada com instalações de excelência para a pratica das mesmas.
  
ACUREP - Associação Cultural, Recreativa e Educativa da Pedreira
ADREP - Associação Desportiva, Recreativa e Educativa da Palhaça
Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 970
Grupo Folclórico de São Pedro da Palhaça
 
A acção social é um direito inegável do cidadão. Este deve ser alvo de um acompanhamento eficaz, de forma a viver de forma digna e segura. Consciente dessa responsabilidade, a Freguesia da Palhaça sempre amparou os seus habitantes, sendo o apoio social da Freguesia prestado por instituições devidamente certificadas para o efeito, nomeadamente o Centro Social Paroquial São Pedro da Palhaça (instituição Particular de Solidariedade Social, com valências de Creche, Jardim de Infância, CATL/Extensões de Horário e Interrupções Lectivas, Centro de Dia e SAD), o Grupo Cáritas da Palhaça (assegura o conhecimento e o atendimento dos problemas socio-familiares da paróquia), o Recanto da Natureza, (instituição particular de solidariedade social» que serve especialmente as freguesias da Palhaça e de Nariz, embora o espaço albergue utentes de outras freguesias do concelho, no domínio do apoio domiciliário ao idoso e do lar da 3ª idade.
No que respeita á saúde, uma extensão de saúde tem aqui lugar, a extensão de saúde da Palhaça, prestando os cuidados básicos e primários á população, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se ao Hospital Distrital de Aveiro. De realçar que se encontra uma farmácia disponível nesta Freguesia, para quem tenha necessidade de usufruir deste serviço. Está também ao dispor da população várias clínicas privadas
A educação é o futuro de qualquer civilização. Nela reside a chave do saber e da cidadania. Assim sendo, desde os primeiros rabiscos até aos mais solidificados conhecimentos, as crianças aprendem em infra-estruturas que são o fruto da preocupação de cultivar a educação.
A Freguesia da palhaça está munida de duas escolas, a Escola EB 1 de Albergue  e a  Escola EB1 da Palhaça, os alunos, para prosseguirem os seus estudos deslocam-se para a sede de Concelho, Oliveira do Bairro, estando também próximas duas Universidades, Coimbra e Aveiro. Está também esta Freguesia equipada com dois Jardins-de-infância, na sede de Freguesia e no lugar da Tojeira.